Welcome to SpiceShop Theme

Sea summo mazim ex, ea errem eleifend definitionem vim. Ut nec hinc dolor possim mei ludus efficiendi ei sea summo mazim ex.

Paloma Bernardi no projeto do Recanto Nossa Senhora de Lourdes

Paloma Bernardi no projeto do Recanto Nossa Senhora de Lourdes

Desde os 10 anos, a atriz Paloma Bernardi acompanha o trabalho do Recanto Nossa Senhora de Lourdes, entidade que atende crianças e jovens com deficiência intelectual na Vila Rosa, na Zona Norte de São Paulo.

Paloma Bernardi no Recanto

Paloma Bernardi no Recanto Nossa Senhora de Lourdes

Aos 10 anos, muito antes de fazer sucesso como a jovem Mia, na novela Viver a Vida, a atriz Paloma Bernardi já mostrava suas habilidades para a carreira artística aos alunos do Recanto Nossa Senhora de Lourdes, que oferece atendimento educacional especializado a mais de 150 crianças e jovens de baixa renda com deficiência intelectual, na Vila Rosa, Zona Norte de São Paulo. “Eu me apresentava aqui quando era pequena, declamava poesias, dançava e interpretava textos nas festas beneficentes”, diz a atriz sobre suas primeiras visitas à instituição, ainda levada pela mãe, Dil Bernardi. Desde então, Paloma nunca deixou de levar carinho ou de acompanhar o progresso de cada um dos “colegas” que fez no local, fundado há 20 anos pelo padre Ângelo Moroni.

“Eles foram amadurecendo. Muitos aprenderam a falar e andar aqui. Agora, até namoram”, afirma a atriz. “Paloma é linda, sou apaixonado”, declara-se George, 21 anos, que tem síndrome de Down. O rapaz é conhecido como “Beijoqueiro”, tamanho o afeto que demonstra quando recebe a visita da atriz. “A maior parte deles vem de famílias muito pobres. Entretanto, mais do que comida ou educação, eles precisam de amor e carinho. Precisam sentir que não são discriminados”, diz Edgar Back, diretor-geral da entidade. Para tornar possível o atendimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, a instituição conta com convênios com a Prefeitura de São Paulo e doações de todos os tipos para complementar o orçamento mensal e ajudar a manter bem cuidados os mais de 50 mil metros quadrados que abrigam a instituição.

Entre as atividades oferecidas, a equoterapia – terapia com o auxílio de cavalos – é o tratamento que gera melhores resultados para os deficientes. “Muitos deles, que sofrem de Down e outras síndromes, chegam aqui na cadeira de rodas e, com a equoterapia, começam a andar”, afirma Back. Nas salas, enquanto as crianças de 6 a 14 anos recebem acompanhamento pedagógico e reforço escolar, os jovens, de 15 a 25 anos, fazem cursos profissionalizantes, como marcenaria e reciclagem. “É muito gratificante quando eles são aceitos em empresas após o período que passam aqui. O nosso enfoque é preparar o adolescente para o trabalho, ajudando a desenvolver suas habilidades”, diz o diretor.

Paloma Bernardi junto com as crianças especiais do Recanto

Paloma Bernardi junto com as crianças especiais do Recanto

Além do atendimento diário, o Recanto Nossa Senhora de Lourdes também realiza, em média, 50 atendimentos mensais de novos alunos, que procuram diagnóstico de especialistas, como neuropediatra, psicólogo e fonoaudiólogo, mas não têm condições de pagar pela consulta. “Muita gente pode ajudar a transformar a vida de cada um deles. Eu faço a minha parte e isso me faz uma pessoa mais feliz”, afirma Paloma.

amarte

1 comentário até agora

Paloma Bernardi Publicado em11:55 pm - fev 19, 2011

Essas crianças renovam a nossa alma!!! 🙂

Beijos

paloma bernardi

Deixe uma resposta